domingo, 29 de março de 2009

Sensação de segurança

Conforme matéria publicada nO Dia (A retomada do espaço público nas favelas, uma pesquisa do Instituto Informa, produzida para o jornal, mostra que no Dona Marta e na Cidade de Deus mais de 40% da população consideram que a segurança pública melhorou após a ocupação da polícia. Já nos morros do Salgueiro, na Tijuca, e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, dominados pelo tráfico, a proporção de pessoas que se sentem mais seguras é de apenas 8% e 24%, na ordem.

O levantamento foi realizado em quatro comunidades e seus bairros correspondentes — dois deles com policiamento comunitário (Botafogo e Jacarepaguá). Foram ouvidas 1.031 pessoas entre 20 e 22 deste mês.

Caso Tijuca

A matéria relata ainda que, na Tijuca, a insatisfação com a polícia é grande. Mais de 45% dos entrevistados do Morro do Salgueiro consideram péssima a atuação da PM. Uma moradora do bairro opina que número de assaltos é alto e que o patrulhamento é ineficaz. E sugere: “Por que não fazem ocupação aqui? Seria uma boa medida para conter a violência. Todos os prédios colocaram cercas para evitar os assaltos”, reclama.

A opinião dessa moradora é senso comum entre os que residem em áreas divididas entre o morro e o asfalto: o morro como fonte do problema da violência. A ocupação do Dona Marta e da Cidade de Deus trouxe sensação de segurança aos moradores do bairro formal por causa do policiamento e aos moradores das favelas porque, junto com o policiamento, o Estado ocupou seu espaço nas comunidades com obras de urbanização.

A favela não é fonte de violência por ser simplesmente favela.

7 comentários:

  1. Para os moradores o traficante dá mais segurança que a polícia!

    ResponderExcluir
  2. Interessante também é a discussão em torno do verdadeiro nome da favela: dona marta ou santa marta? O RJTV tentou resolver a questão ouvindo a opinião dos moradores. A maioria considera "Santa Marta" o nome correto, mas acredito que essa história ainda dará muito pano pra manga.
    Beijokas e pipokas!

    ResponderExcluir
  3. A polícia é uma instituição efetivamente desacreditada em nosso estado. Quando ela cumpre seu papel e o cidadão se sente protegido, ao mesmo tempo experimenta uma sensação de surpresa. a eficiência da polícia não é algo que esperemos. Curioso isso, não? Sem dúvida, acho que não só a segurança, mas principalmente a sensação de que criminosos são regiamente punidos faria muita diferença em nossa expectativa frente a ação policial e presença do estado.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. De fato, a favela não é fonte de violência, mas sim a ausência do Estado. Para exemplificar, podemos citar a violência no campo, onde os grandes proprietários de terra fazem o que bem entendem. Matam e escravizam, beneficiando-se de um Estado ausente. Também não é novidade que, enquanto o único braço do poder público a entrar nas favelas for a polícia, continuaremos a presenciar cenas bizarras. Culpa da polícia? Não. Culpa da Secretaria de Educação, que não proporciona educação em tempo integral para que as crianças não sejam recrutadas pelo crime em suas inúmeras formas - tráfico, roubo, furto, homicídio... A polícia faz o trabalho sujo para a sociedade que não encara as favelas de frente, chamando-as "comunidades", como se o eufemismo fosse amenizar a realidade. Só que a parcela da população excluída vem cobrar a dívida... E a gente? Chama a polícia!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Aline, concordo com você. Sou da opinião de que a maior parte da população dos morros é composta de gente de bem, trabalhadora e honesta. O problema é que, devido a um reducionismo babaca, uma minoria de marginais se torna referência de pessoas que vivem nas favelas e estas, sim, sofrem com o preconceito quando descem para o "asfalto" em busca de oportunidades.

    ResponderExcluir
  6. Resido próximo a Cidade de Deus... E por aqui a vida de muita gente mudou e melhorou...
    Eu que preciso passar pela CDD todas as quartas feiras para ir à Barra da Tijuca, passo sem aflição e preocupação com tiroteios...Pois já fui testemunha de 3 tiroteios... Um deles ocorreu as 06 da manhã.
    Para moradores da região o policiamento melhorou, mas todos ainda ficam apreensivos pois muitos boatos rolam em torno desta invasão: uma delas é que o tráfico esteja planejando uma "re-invasão" na favela. Será que a polícia já está trabalhando essa denuncia prévia? Pois aqui não sabemos se realmente estamos seguros...
    Mas pelo menos a polícia está fazendo sua parte!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline,
    Eu sou da Tijuca e sei o que é isso...
    Tão triste vermo o abandono de nossa cidade maravilhosa!
    Hoje o post do Criative-se é meu, passa lá para dar uma olhadinha e deixe seu comentário!
    www.criativesse.blogspot.com
    bjs,

    ResponderExcluir