terça-feira, 24 de março de 2009

Sitiada

Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, sobre as ações violentas do tráfico na capital: “É quem consome que paga isso. E na Zona Sul se paga pela droga. E se paga bem por ela. Se a maioria dos cidadãos paga imposto, quer ordem e respeita a autoridade do estado, por que um grupo de 15 ou 20 pessoas vai aterrorizar 150 mil? Não é factível que essas pessoas causem pânico num mar de pessoas. É inaceitável”.

Só isso sustenta o sistema?

5 comentários:

  1. O Beltrame, com esse discurso pronto, não ajuda o Rio. Todo mundo está cansado de saber quem financia, quem mantém, quem facilita, quem faz a segurança do tráfico, os pontos de venda... Todos sabem que a classe A não sobe o morro e que é preciso alguém de confiança para o transporte. Eventualmente, teriam que "meter o pé na porta" de alguns na Borges de Medeiros, mas o constrangimento poderia valer seu cargo. Portanto, o Secretário ajudaria convencendo o Governo do Estado a dar salários dignos, formação adequada, acompanhamento psicológico, cursos de reciclagem e plano de carreira motivador aos policiais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tudo poderá ser "amenizado", a partir do cumprimento das leis sem PRIVILÉGIOS e uma vida digna com educação, saúde, segurança para todo ser humano independente de classe social, raça...
    bj Rita

    ResponderExcluir
  3. É claro que o consumo de drogas pela classe média transforma o dinheiro em balas que acabam batendo nas suas portas. É claro também que a corrupção policial e da justiça tambem fazem girar a roda da insegurança pelas ruas da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. o comentário acima é meu e não da Ana Luiza, minha filha, que escreve o Desabafo e Afins. Coisas do google. sorry

    ResponderExcluir
  5. Essa história já é bem conhecida: quem financia o grande arsenal bélico dos guetos marginais da cidade é o tráfico de drogas, que é fundamentalmente subsidiado pelo consumo de quem pode pagar. Se isso é a única razão do caos na segurança da cidade? Não. A impunidade resulta da ineficácia da política de segurança, da corrupção policial, dos péssimos exemplos do topo da pirâmide, da desigualdade social, da omissão de pais...e muitas outras coisas. Dificil crer em solução,não é? Mas eu creio sempre. bjss. Veronica

    E te espero no Criative-se amanhã!!!

    ResponderExcluir