Sempre tive certeza de que a violência era 80% social e 20% comportamental. Vendo Law & Order SVU (sim, eu vejo a série) parei para pensar em outra alternativa: Há quem defenda a existência de um gene da violência, que não é determinante, mas influencia. Sendo assim, alguém portador do gene pode ser violento. A série mostrou um que era e um que não era. E então... A violência seria 100% comportamental, com influência do social? Ou seria 100% social com determinação do comportamento?
Pârticularmente acredito na influência direta do modo de vida, educação,disciplina,informação e afeto nos distúrbios da agressividade. Especialmente quando não há diagnóstico para os distúrbios neuroquímicos. Enfim, somos potencialmente frutos do meio em que vivemos. Podemos até sobreviver nos ambientes inóspitos, mas as marcas ficarão...bjs
ResponderExcluirSou do grupo que acredita na influência da educação e falta de afeto da família como maiores responsáveis pela violência. A índole depende muito da formação e da evolução ou não do homem.
ResponderExcluirPois é, muito complicado isso... Mas pra mim vem muito mais da falta de afeto, pq com isso vem a falta de educação, falta de controle, o que acaba virando uma bola de neve na vida dessa pessoa e como fuga ela resolve descontar nos outros.
ResponderExcluirEu acredito que a violência faz parte do ser humano. As condições sociais é que a faz aflorar em maior ou menor quantidade. Um filho da classe alta que bate em empregadas domésticas tem o mesmo gene de violência daquele bandido que te assalta no ônibus e te agride se não tiver dinheiro. E afinal, Caim não foi bem educado por Adão e Eva? Foi por isso que ele enfiou a porrada no Abel ?
ResponderExcluir