domingo, 31 de maio de 2009

Onde está Patrícia?



Segundo matéria publicada no jornal O Dia, membros da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) estão dispostos a auxiliar a Polícia Civil do Rio nas investigações do caso da engenheira Patrícia Amieiro Franco, desaparecida na madrugada de dia 14 de junho de 2008, com 24 anos.


Conforme afirma o vice-presidente da APFC, Hélio Buckmuller, ao jornal: "Não podemos atuar diretamente na investigação, pois está na esfera estadual, e somos peritos da Polícia Federal. Mas o Ministério Público pode requisitar a perícia ao Instituto Nacional de Criminalística (órgão de perícia da PF)".

Buckmuller diz que as informações sobre o caso indicam interferência no trabalho da perícia: laudos conflitantes e inconclusos e remoção de técnicos que atuaram no caso.

O promotor Homero Freitas afirma não ter certeza da necessidade da ajuda da PF mesmo com a falta de conclusões, pois considera o delegado do caso competente e comprometido com a verdade.

O perito federal Hélio Buckmuller opina que a falta de autonomia [interferência no trabalho da perícia] pode ter favorecido uma coação.

Em 2008, o pai de Patrícia, Antônio Celso Franco, foi a Brasília pedir ajuda ao gabinete da Presidência da República para que a PF entrasse no caso.

Relembre o caso.

No dia 07 de junho, familiares e amigos de Patrícia farão uma manifestação na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em busca da verdade sobre o caso.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Opinião pública

O assunto não acabou de sair do forno, mas vale a reflexão.

Do deputado Sergio Moraes, avisando como se comportaria na relatoria do caso do deputado Edmar Moreira ("o rei do castelo"):

- Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês [imprensa] escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim.

E continuou dizendo que os meios de comunicação só publicam uma parte:

- Só para enrabar a gente.

Quanta polidez.

As questões são...

1- Se ele não se importa com a opinião pública, por que se candidatou?

2- Jornalistas formam opiniões?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Rotina no trânsito


Você conhece alguém que já teve o retrovisor atingido por uma moto? Bem... Essa semana eu tive essa experiência na Linha Amarela, sentido Centro. E isso aconteceu por simples imprudência do motoqueiro, que, asim como todos os outros, andava entre os carros como se houvesse ali uma pista exclusiva.

Resultado? Chateação. O motoqueiro foi embora e o prejuízo ficou.

sábado, 2 de maio de 2009

Olimpíadas Rio 2016

O Comitê Olímpico Internacional visitou o Rio de Janeiro, cidade candidata aos Jogos de 2016. Na quinta-feira, a cidade estava bastante policiada: Linhas Vermelha e Amarela, Centro da Cidade...

De acordo com o Comitê Rio 2016, "uma cidade segura para os moradores e a Família Olímpica, a garantia de execução dos Jogos Olímpicos com rigor e excelência técnica, um legado para a transformação da cidade e do país. Estes são os pontos que norteiam o projeto de segurança da candidatura".

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balesteri, afirmou que a apresentação para a Comissão do COI foi muito positiva. "No Rio de Janeiro existe completa integração dos três níveis de governo na área de segurança. Apresentamos o conceito de ‘polícia de proximidade’, que antes da repressão, traz intervenção social e interação com os jovens. Estamos investindo na formação de uma nova geração de policiais", disse. Balesteri citou o sucesso da segurança do Pan como ponto positivo.

Para o prefeito Eduardo Paes, a cidade passou no teste. “Todos os temas foram muito bem desenvolvidos. Na sabatina de segurança, mostramos o trabalho realizado durante os Jogos Pan-americanos Rio 2016. Durante os sete dias da visita da Comissão de Avaliação, o Rio de Janeiro mostrou profissionalismo e condições de realizar os Jogos Olímpicos”, disse Paes.

O Governador Sérgio Cabral também estava otimista. “Fomos bem nas apresentações e demos uma demonstração muito forte de integração dos três governos. Tenho certeza de que temos grandes chances nesta disputa. Chegou a nossa hora e estamos prontos para isso”, finalizou Cabral.

Prontos para uma maquiagem nova?

Transitando pela rua...

... engarrafei na avenida II.



Assim tem ficado a Linha Vermelha por volta das 10h30.

Na semana que passou, dos quatro dias úteis, em três demorei entre 2h30 e 3h40 para chegar em casa. A saída da Ilha do Fundão, por volta das 17h, tem estado insuportável.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe suína

No Brasil, já são 7 casos suspeitos e 42 pessoas monitoradas. Temporão, ministro da saúde, diz que a chegada do vírus é inevitável, mas que não há motivo para pânico. A situação é , de fato, preocupante e, por isso, resolvi postar aqui algumas informações que descobri esta semana no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão.

* carne de porco bem cozida, assada ou frita não apresenta risco de contaminação;

* o aperto de mão em áreas contaminadas é arriscado não pelo contato de pele, mas sim por que um doente pode ter levado as mãos à boca ou nariz e apertado a mão de outra pessoa, que fará o mesmo e se contaminará;

* máscaras cirúrgicas, de pano não apresentam benefício algum. A ideal é a do tipo N95, usada, por exemplo, por pintores. Ela é rígida e filtra bem o ar;

* o doente pode transmitir o vírus de 2 dias antes do aparecimento dos sintomas até quatro dias depois. Por isso há necessidade de isolamento;

* os casos de óbito são os que evoluíram para cefalite (acometimento do sistema nervoso central) e, na maioria dos casos, pneumonia;

* a vacina de gripe para maiores de 60 anos ou pacientes com doenças de base (hipertensão e diabetes) ajuda a não causar confusão na hora do diagnóstico desse grupo de paceintes. Então, tomem a vacina;

* evite viajar para os locais com casos confirmados. Caso não seja possível, use máscara, procure um médico para avaliar a possibilidade de você já levar o medicamento indicado no tratamento e use álcool 70% antes de comer e ao levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Não é permitido levar frascos de álcool em vôos, mas existe álcool 70% em forma de sachê;

* o medicamento usado no tratamento se chama oseltamivir, que também trata gripe comum e está sendo usado nos casos suspeitos. A gripe suína tem cura, basta que ao menor sintoma um médico seja procurado.