sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Cityando está feliz...

E reproduz a notícia boa: TRE-RJ cassa mandato de Rosinha e torna Garotinho inelegível.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/tre-cassa-mandato-de-rosinha-e-torna-garotinho-inelegivel.html

sábado, 15 de maio de 2010

Click Cityando: Spanta Neném





UPP no Dona Marta: Primeiras impressões

Os próximos posts do Cityando serão dedicados a impressões registradas durante meu trabalho de campo no Santa Marta, sobre como a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) impactou a população do morro.



Sim, a comunidade recebe bem quem é de fora. Sim, está acostumada a ser modelo. Lá foi a primeira favela do Rio a receber a UPP, a ter um esboço de urnanização e, por isso, ser alvo da curiosidade de artistas, cineastas e acadêmicos.

Sim, a parcela pequena da população com a qual conversei é ciente de que as melhorias beneficiam mais o asfalto e menos morro. Mas, segundo eles, "temos que tirar o nosso proveito".

Sim, a fama da polícia continua ruim. E as histórias já são conhecidas por nós. Agressão verbal, física e envolvimento dos policiais com as meninas do morro.

Não, a UPP não mudou radicalmente a vida daquelas pessoas. Pelo menos, essa é a impressão inicial. De fato, o medo de uma guerra repentina não existe mais. Mas agora a comunidade convive com roubos, brigas violentas entre vizinhos e até estupro. Ninguém prefere o tráfico ou recusa a ação do Estado através da polícia. Simplesmente enxerga com racionalidade os prós e os contras.

E segue a vida de batalha.